Formação

OFICINA: VOU PINTAR UM ARCO ÍRIS DE ENERGIA   –   OS ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DE ARTE PARA O CINEMA QUEER CONTEMPORÂNEO

Com Henrique Arruda
18 e 19 de outubro de 2023 | 13h30 às  17h

A oficina se propõe a vivenciar os elementos básicos da direção de Arte no cinema, passando por todas as suas principais funções, e subdepartamentos, como Assistência de Arte, Produção de Arte; Produção de Objetos; Cenografia e Contrarregragem, tomando como base a experiência do diretor, roteirista e diretor de arte pernambucano Henrique Arruda

PÚBLICO ALVO: Todes que quiserem ter acesso ao conteúdo proposto, acima de 18 anos.
Inscrição GRATUITA | 20 vagas | AUDITÓRIO DO ESPAÇO PASÁRGADA (Rua da União, 263, Boa Vista, Recife) 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Henrique Arruda

Foi indicado ao 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, da Academia Brasileira de Cinema, na categoria curta-metragem por "Os Últimos Românticos do Mundo", Henrique Arruda é natural de Recife, Pernambuco, e trabalha com cinema nas áreas de Roteiro, Direção e Direção de Arte. Possui 5 curtas-metragens autorais realizados, que juntos somam mais de 70 prêmios, e exibições em mais de 100 janelas ao redor do mundo.​

OFICINA: POLÍTICAS E  DIREITOS LGBTQI+
Com Irene Freire e Lilian  Fonthinelly
18 de outubro de 2023 | 15h às  17h

Uma roda de diálogo: “Papo reto, sem caô, sem blábláblá, conversa séria, sem mentiras sem enrolação, um papo sincero sobre políticas e direitos LGBTI+ na cidade do Recife”  A roda será realizada em parceria com o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+.

PÚBLICO ALVO: Todes que quiserem ter acesso ao conteúdo proposto, acima de 18 anos.
Inscrição GRATUITA | 25 vagas | CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM CIDADANIA LGBT (Rua dos Médicis, 86, Boa Vista, Recife).

 INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Irene Freire

Recifense, lésbica, Bach em Ciências Social, Coordenadora do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT+​

Lilian Fonthinelly

Mulher trans, agente de Direitos Humanos do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+

OFICINA: INICIAÇÃO À PRODUÇÃO EXECUTIVA E CONTROLADORIA PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS (Vicência-PE)
Com Carla Francine e Rosinha Assis
27 de outubro de 2023 | 13h30 às 17h

A oficina se propõe a dar noções de gestão – produção executiva e controladoria – para projetos audiovisuais, de baixa complexidade (mostras, festivais, curtas, cineclubes, etc.) para produtores interessados em saber mais sobre as práticas de administração, disponibilizando modelos de contratos e planilhas para ajudar na produção desses produtos.

PÚBLICO ALVO: Todes que quiserem ter acesso ao conteúdo proposto, acima de 17 anos.
Inscrição GRATUITA | 25 vagas | Rua da União, 263, Centro, Vicência-PE.

 INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Carla Francine

Atua no audiovisual desde os anos 1990 e já participou da produção de mais de 100 obras, dentre filmes e séries. Foi Coordenadora do Audiovisual de Pernambuco entre 2007 e 2014, e adora as oficinas, principalmente para entrantes na área do audiovisual.

Rosinha Assis

Atua no audiovisual desde 2005, trabalhando em festivais, mostras e produtos audiovisuais, como filmes e séries de TV, a exemplo de: “Ocupações” de Eugenio Puppo, “Giga I e II” e “O Biopoder” de Taciano Valério, “Ouro Velho” de Cláudio Assis e Lírio Ferreira, “Big Jato” de Claudio Assis, “Questão de Gênero” de Marlom Meirelles, “As Lunáticas”, e “Filhas da Noite” de Henrique Arruda, dentre outros.

OFICINA: “CORPOS DISSIDENTES, ESTÉTICAS DISSIDENTES” E MOSTRA – OCUPAÇÃO TÂMARA FERREIRA (Recife-PE)

Com Ga Olho, Mira Katz, Ossy Nascimento, Viq Viç Vic
29 de outubro de 2023 | 14h às 18h

A oficina, é ofertada por integrantes da Coletiva Madame Satã, composta por pessoas não binárias de Pernambuco, que a partir de curtas selecionados pela curadoria do X Recifest, irão falar sobre como as vivências de corpos que fogem da norma tem a capacidade de criar estéticas que também serão desviantes, entendendo que por vezes o que é considerado uma limitação pode ser a própria escolha proposital para criar um tipo de imagem. Após esse bate papo, teremos um momento prático com as pessoas presentes para criar. Abordando elementos básicos da linguagem audiovisual: direção, roteiro, fotografia, montagem e som. 

PÚBLICO ALVO: Todes que quiserem ter acesso ao conteúdo proposto, acima de 18 anos.
Inscrição GRATUITA | 10 vagas |  Rua  R. João Fernandes Vieira, Boa Vista, Recife

 INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Coletiva Madame Satã

Ga Olho, Mira Katz, Ossy Nascimento e Viq Viç Vic integram a COLETIVA NÃO-BINÁRIE MADAME SATÃ, uma organização da sociedade civil, de militância social, formada por e para pessoas trans não-binárias de Pernambuco, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.

Régua de Marcas X RECIFEST_NEGATIVA