EQUIPE PRINCIPAL

Direção Geral e Executiva

Rosinha Assis é idealizadora do Recifest, junto a Rutílio de Oliveira (in memoriam). Atua na área de difusão audiovisual, tendo participado de vários festivais de cinema integrando as equipes ou como júri e curadora de eventos em PE, PB, RN, CE, RJ e GO. Na produção audiovisual trabalha em filmes e séries de TV a exemplo de: “Ocupações” de Eugenio Puppo, “Giga I e II”, e “O Biopoder” de Taciano Valério, “Ouro Velho” de Cláudio Assis e Lírio Ferreira, “Big Jato” de Claudio Assis, “Questão de Gênero” de Marlom Meirelles, “As Lunáticas”, e “Filhas da Noite” de Henrique Arruda, dentre outros.

Direção de Produção

Mauro Lira é produtor há mais de 20 anos em projetos audiovisuais, musicais e teatrais. Trabalhou na UNESCO, onde coordenou o programa Escola Aberta da ONU. Foi coordenador da Rede de Pontos de Cultura do MinC-NE de 2005 a 2008 e da SECULT-PE de 2010 a 2011. Assessorou a Coordenadoria do Audiovisual de Pernambuco de 2011 a 2014. É idealizador dos projetos Olhar do Alto, Taxi Cultural e Live-se, vencedor do Prêmio Brasil Criativo 2014. Atualmente integra equipes de festivais de cinema e produtos audiovisuais, como as séries para televisão "Índios no Brasil", “Anjos Humanos”, “Destinos da Fé”, “Canta Poeta” e os longas "Cão Sem Plumas" e "Piedade", de Cláudio Assis.

Direção Artística

Carla Francine é formada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão e Produção Cultural. Atua no audiovisual desde os anos 1990 e já participou da produção de mais de 100 obras, dentre filmes e séries. De 2007 a 2014 foi Coordenadora de Audiovisual de Pernambuco e de 2017 a 2018 integrou o Comitê Gestor do FSA, pela sociedade civil. É sócia da Casa de Cinema de Olinda, que tem foco na produção de longas metragens, séries para TV e projetos de formação e difusão, onde atua como produtora, roteirista e diretora. Integra a equipe do Recifest desde 2016.

Direção de Produção

Manu Dias é um nômade criado no mundo, ativista dos direitos humanos Co-fundador da ONG Rede Povos da Terra, teve seu primeiro contato com o cinema através do curso de produção audiovisual da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi lá onde ele começou a amar cada vez mais a sétima arte e entender o poder de mudança social que ela pode causar. Há 14 anos propondo atividades audiovisuais em escolas e espaços de resistência, trazendo a reflexão através das imagens em movimento, decidiu no ano de 2016 voltar para a academia e se dedicar à psicologia para poder dar uma contribuição melhor às comunidades etnográficas e minorias ativas

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO

Dália Celeste é transativista, estudante de psicologia, pesquisadora de raça, gênero e sexualidade.

Martha Ferreira é produtora cultural, atriz e musicista. Integra a "equipe de Anjes" há cinco edições do Recifest. Assistente de produção de figuração para as séries: "Lama dos dias" Temp 2 dir. Hilton Lacerda e Hélder Aragão, "Chabadabadá" dir. Julia Moraes e Tuca Siqueira. Atuou no longa-metragem Piedade, dir. Cláudio Assis, e no videoclipe "Velocidade" do cantor Juba. Clarinetista das bandas de música belojardinenses (2004-2018).

Luiza Pedrosa é formada em Jogos Digitais pela Uniaeso. Tatuadora, desenhista, gênero fluído, grande apreciadora do gênero horror e amante de gatos. Atua no setor audiovisual desde 2018, foi assistente de produção executiva em nas séries “Lama dos Dias” Temp 2, de Hilton Lacerda, e “Destinos da Fé”, da Casa de Cinema de Olinda e assistente de direção em “O Biopoder”, dirigida por Taciano Valério em 2023. Participou das Rodadas de Negócios do Festival de Cinema de Málaga em 2022, com o projeto “Diabos de Fernando”, de Caio Dornelas, para coprodução internacional com diversos países. Faz parte da equipe de Anjes no Recifest há três anos.

COORDENAÇÃO TÉCNICA E DE PROJEÇÃO

Artur Abdon Nascido em 26/09/91, é morador do Bairro de Santo Amaro, Recife. Foi estudante de escola pública onde teve oportunidades de cursos que começaram a direcioná-lo para o audiovisual. Começou a integrar a equipe do cinema São Luiz na sua reabertura em 2010, onde se encontra até hoje, trabalha como projecionista desde 2015 onde obteve várias experiências com festivais e mostras internacionais, nacionais e pernambucanas.

APRESENTADOUROS

Sophia William Recifense, multiartista, poetisa, roteirista, preparadora de elenco, arte-educadora e produtora, formada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco, produtora e integrante do Coletivo de Dança-Teatro Agridoce. Atuou no filme Inabitável de Enock Carvalho e Matheus Farias estreado em 2020. Em 2022 atuou como atriz em “Pedra Polida” de Danny Barbosa, recebeu homenagem da Secretaria da Mulher no evento “Terça das Pretas - ‘O Pixaim a preta é político’- 2ª Edição”. Apresentou o Rec-Beat no carnaval de 2023 e foi uma das curadoras da 6° Mostra Lugar de Mulher é no Cinema.

Ruby Nox é artista não binarie, ator e dragqueen, natural de Carnaíba, no sertão de Pernambuco. Atua como dragqueen no Recife desde 2013, participando de concursos, shows, espetáculos, peças de teatro, etc. Matriarca do coletivo Haus Of Nox, onde junto com mais quatro artistas faz a cena drag recifense mais pulsante. Entre seus títulos, tem o de Top Drag Pernambuco 2018 e é conhecida pelas performances circenses e burlescas, além de personificar Carmen Miranda, Elis Regina e outras.

COMUNICAÇÃO

Intérpretes de Libra

Deise Souza é tradutora de Libras há 10 anos, pedagoga, militante LGBT, atualmente é intérprete das Juntas. Gustavo Castro é tradutor de Libras, homem trans, estudante de Letras Libras pela Uniasselvi, atualmente é intérprete do DETRAN-PE.

Designer gráfico

Fito Araújo é trabalhadore da Cultura, dedicado às visualidades, formação, direção de arte e criação. Originária de Arcoverde (PE), tem como matriz principal de formação a Cultura Popular. Dedica-se à área de desenvolvimento criativo desde 2007 e, como parte fundamental dos processos artísticos, investiga/pesquisa com metodologias sociais/antropológicas. Entre Projetos, Mostras, Festivais e Encontros, destaca a "Bienal de Design do Perú" (2019), "Sesc Confluências" (2018), "Festival de Cinema de Triunfo" (2013), "III Jornada de Estudos do Documentário" (2021), "Anda a Roda" (Do samba de Coco das Irmãs Lopes) e "Assis Calixto - A Certeza e O Brinquedo" (Exposição sobre Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco).

Mídias Sociais, Making Of e Gestão do Site

Fundador da Graave Comunicação, Alef Pontes é jornalista, produtor cultural e videomaker, com atuação nas redações de Cultura do Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, Revista Continente e Trago Boa Notícia. Desde 2015, acumula experiências em Assessoria de Comunicação de projetos como o Festival Curta na Serra, Recifest, Cineclube Angu, Não Deixem o Brinquedo Morrer, Festa no Terreiro Mágico, Festival de Inverno de Garanhuns, Mostra Cine às Escuras, Festival Janela Internacional de Cinema, MIMO Olinda e Macuca do Mundo.

Assistente de Vídeo/Making Of

D’Tony Araújo estudou Publicidade e Propaganda na Faculdade Joaquim Nabuco. Atua na área de comunicação da ONG Instituto Solidare-PE, onde compõe a equipe do Projeto Criativa como monitor na área de fotografia, vídeo e live streaming. Trabalha também com transmissões ao vivo de eventos culturais, acadêmicos e corporativos, com histórico de prestação de serviço para instituições públicas como UFPE e ADUFEPE, além de entidades privadas e religiosas.

Fotógrafo

Heudes Regis é autor do livro Festa no Terreiro Mágico - 100 anos do Cambinda brasileira e fundador da Objetiva Imagem, o fotógrafo Heudes Régis assinou diversas fotografias para várias revistas da Editora Abril. Participou da homenagem aos 70 anos do escritor Raimundo Carrero, com ensaio para uma exposição. Foi Editor-assistente de fotografia do Jornal do Commercio e integra a equipe do Recifest desde 2021.

Assessoria de Imprensa - Verbo Comunicação

Lula Portela, sócio da Verbo, é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 1994. Trabalhou como repórter na sucursal da revista Veja no Recife, Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. Foi assessor de comunicação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe e correspondente do jornal virtual Panorama Brasil – São Paulo. Também como correspondente e freelancer, tem matérias assinadas nas revistas Playboy, Quatro Rodas, Época e jornal O Globo.

Assessoria de Imprensa - Verbo Comunicação

Anninha Cavalcanti é jornalista formada com láurea acadêmica pela Faculdade Joaquim Nabuco – unidade Recife (2012). Pós-graduanda em Gestão de Mídias Sociais e Comunicação Digital. Atuou como repórter estagiária e freelance do Diário de Pernambuco,Pernambuco.com. integra a equipe da Verbo Assessoria.

EMPRESAS PRODUTORAS

Casa de Cinema de Olinda

É uma produtora fundada no Recife-PE em 2016. Desenvolve e produz projetos de longas metragens e séries para TV, de ficção e documentais, além de projetos de formação e difusão, com temáticas ligadas às diversidades cultural, racial, sexual. Reúne profissionais de conteúdo, artes e tecnologia, buscando criar e inovar em todas as áreas e formatos do audiovisual, trabalhando em parceria com várias outras empresas produtoras, diretorxs e produtorxs associades a cada projeto. Desde 2017, coproduz com a Olinda Filmes o Festival de cinema “Recifest – Festival da Diversidade Sexual e de Gênero”. https://www.casadecinemadeolinda.com/

Olinda Produções

Somos Olinda, nascemos no carnaval de 2019 com o intuito de promover a cultura, cidadania e fazer história, a Olinda surge da fusão de energias entre os produtores culturais Manu Dias e Rosinha Assis. Somos movidos por desafios, e desenvolvemos projetos que valorizam diálogos e mudanças sociais.

Régua de Marcas X RECIFEST_NEGATIVA