Recifest segue com mostras competitivas até quinta-feira no Teatro do Parque

Dev/ outubro 4, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

A 9ª edição do Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – segue até quinta-feira (6) com as mostras competitivas do evento. As exibições acontecem no CineTeatro do Parque, a partir das 19h, com entrada gratuita (ingressos disponíveis 1h antes do evento, mediante comprovante de reforço da vacinal). São 23 curtas-metragens brasileiros e pernambucanos concorrendo nas categorias de Melhor Filme Nacional – 16 obras disputam o título – e Melhor Filme Pernambucano, com sete concorrentes.
A cerimônia de premiação dos filmes vencedores acontece na sexta-feira, dia 7 de outubro, a partir das 20h30, no Cinema da Fundação, seguido da festa de encerramento “É festa meu bem!”. Antes, das 14h às 16h, a programação será aberta por um debate com os curadores do festival e realizadores dos filmes concorrentes. Às 19h, o festival promove o lançamento do longa-metragem “Assim como o ar, sempre nos levantaremos”, um documentário pernambucano de classificação livre com direção assinada por Clara Angélica.
Nesta terça-feira (4), a mostra competitiva promove a sessão “Noite Adentro”, com os curtas “Calunga Maior” (PB); “Amor by Night” (PE); “Uma paciência selvagem me trouxe até aqui” (RJ) e “Simulação_231-h264.mov” (PE). Às 20h20, a sessão “Sob os escombros, fantasmas”, que apresenta “Amaro” (BA); “Plutão Não é tão Longe Daqui” (DF); “Iceberg” (RJ) e “Anhangabaú” (SP).
Na quarta-feira (5), entra em cena a sessão “Como fazer uma expedição?”, com as obras “Cidade Entre Rios” (MA e PI); “Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor” (CE); “Eu Te Amo É No Sol” (MG); “Ela Mora Logo Ali” (RO) e “Indução ao processo de autodesconhecimento 00001” (PE). Às 20h30 começa uma sessão não-competitiva de curtas internacionais, com os filmes “Beauty boys”, da França; “Egúngún”, do Reino Unido; “Pink & Blue”, dos Estados Unidos; “Muhafiz”, da India; “Make me a king”, do Reino Unido; e “Warsha”, da França e Líbano.
No dia seguinte, quinta-feira (6), a mostra competitiva retorna com a sessão “Raízes nas Estrelas”, que exibirá os filmes “Paraquedas” (BA e PB); “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (PB); “Quebra Panela” (PE); “O Fundo dos Nossos Corações” (RJ) e “Crescer Onde Nasce o Sol” (PE).
Encerrando a programação do dia, a sessão não competitiva “Div.A – Diversidade em Animação”, com nove curtas internacionais de animação. São eles: “This is Katharine”, da Noruega; “Together again”, dos Estados Unidos; “All those sensations in my belly”, da Croácia; “The fabric of you”, do Reino Unido; “It was raining”, da Argentina; “Are you still watching?”, da Austrália; “Come”, do Reino Unido; “Farewell”, da Suécia; e “Dracudate”, do Canadá.
No primeiro dia de exibição (3/10) foram exibidos os curtas “O dia em que Helena matou o presidente” (MG); “Paola” (PE); “Entreaberta” (RJ); “Cabiluda” (PE) e “Bege Euforia” (RN), a sessão “Vidas Rebeldes, Belos Experimentos”.
Veja a programação completa: recifest.com.br/programacao/ 
Oficina gratuita
Ainda na programação, de 4 a 6 de outubro, a 9ª edição do Recifest promove a oficina “Linguagem Não Binária”, de forma online, das 9h às 11h, com o professor Iran Melo. A ideia do curso é apresentar uma visão panorâmica sobre a não-binariedade de gênero na língua portuguesa brasileira, abordando, para isso, bases culturais e ideológicas, suas histórias e seus mecanismos de realização, além de promover uma discussão sobre as repercussões desse modo linguístico na educação e na arte.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments